Thiago Pinhas: traço fino e toques de cor

Thiago Pinhas é o grande responsável por termos chegado ao Porto. Ele já era nosso artista no estúdio do Rio de Janeiro, o Zero21 Tattoo Studio, quando surgiu a ideia de trazer a marca para Portugal. Junto com a Katryn Kischlat, ele transformou o sonho em realidade.

Versátil, Thiago é nosso especialista em traços finos, em diversos estilos. Ele também arrasa nas tatuagens com toques de cor, estilo aquarela ou colorido (com cores mais sólidas).

Toda essa experiência possibilitou que ele montasse o melhor time possível para o nosso estúdio do Porto. Quer saber mais sobre o Thiago Pinhas? Vem ler a entrevista.

 

Tatuador: Thiago Pinhas

 

A arte sempre esteve na sua vida?

Sempre gostei de desenhar quando criança e minha mãe sempre trabalhou com artesanato, o que me motivava um pouco. Fiz faculdade de design mas não terminei e depois comecei a trabalhar dando aulas de desenho e concept art, passando um pouco por modelagem 3D e tradicional.
Fiquei 5 anos dando aulas e depois migrei para a tattoo.

E a tatuagem? Como você decidiu entrar nesse mundo?

Aconteceu por influência de amigos e também o desejo de mudar de ramo. Já não estava tão satisfeito com as aulas e decidi tentar tatuar. Contei com a ajuda de amigos que me serviram de cobaia e do meu tatuador na época, que abriu as portas para que eu pudesse entrar nesse mundo.

 

Do Rio de Janeiro para o Porto

 

Tatuagem no Porto

Por que decidiu trazer o estúdio Zero21 para Portugal?

Quando entrei no Zero21 do Rio de Janeiro, gostei muito da forma como trabalhavam e do ambiente criado dentro do studio. Quando estava com tudo certo para vir morar em Portugal, conversei com o meu sócio e decidimos trazer o studio e sua ideologia para cá. E deu super certo!

Como foi a adaptação em Portugal? É diferente de tatuar no Brasil?

É sim. Ao meu ver o mercado é mais lento e o gosto dos clientes é bem diferente.
Apesar de que nesses quase 3 anos, muita coisa já mudou.

Chegando em Portugal, você também ensinou artistas a tatuar para montar a equipe do estúdio do Porto. Foi diferente de como você aprendeu a tatuar? Como é para você esse processo de ensinar?

Não muito. Sempre prego pela máxima de “talento não existe”, então tudo é baseado no treino. Quanto mais treinar, melhor vai ficar. E isso se aplica em qualquer lugar, até na tatuagem.
Claro que com a orientação certa, o processo é facilitado. Sempre tento fazer isso quando ensino. Pego o que errei e tento simplificar, para que meu aluno não precise cometer o mesmo erro que eu já cometi no passado.
Acho que deu certo, já tenho 4 tatuadores “formados” por mim e todos são realmente muito bons. Fico muito orgulhoso por isso, mas não por mérito meu, mais por eles não terem desistido durante o processo.

 

Tatuador de traços finos

 

Com quais estilos de tatuagem você trabalha? Você tem algum preferido?

Hoje faço mais fineline, blackwork, aquarela e um pouco de colorido. Gosto bastante de fazer todos. Não tem um que goste mais ou menos, varia muito do projeto também.

 

Tatuador Thiago Pinhas

 

Como é o seu processo de inspiração e criação de desenhos personalizados para tatuar? Você costuma criar o desenho junto com o cliente?

Eu prefiro criar com o cliente porque fica mais fácil organizar as ideias juntos do que eu trabalhar numa ideia que eu ache super legal e chegar na hora de tatuar o cliente não gostar e eu ter que começar do zero. Vamos ajustando detalhes juntos e vendo o que fica bom e o que não fica tão bom. Assim fica mais fácil.

Alguma história por trás de alguma tatuagem que você fez te marcou?

Muitas. Muita gente tatua por estética e sem tanto significado, mas tem muita gente que tem um porquê e isso muitas vezes emociona o cliente. Fico muito feliz por marcar alguém para o resto da vida. São quase 6 anos fazendo parte de muitas vidas e ouvindo muitas histórias.

 

Se quiser ver mais tattoos do Thiago Pinhas, segue ele lá no Instagram.

Conheça também nossos outros artistas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *