Guia completo de cuidados para tatuagens

Com certeza antes de fazer uma tatuagem você pesquisa trabalhos anteriores do estúdio ou artista em que decidiu confiar. Mas será que você sabe que o resultado final da sua tatuagem também depende de você? É verdade, o tatuador faz a primeira parte do trabalho, mas depois você precisa seguir todos os cuidados para tatuagens durante o processo de cicatrização.

Por isso, é essencial que você preste atenção às recomendações feitas pelo seu tatuador ao final da sessão. Os cuidados podem variar ligeiramente dependendo do tamanho da tatuagem ou da parte do corpo escolhida. Por exemplo, uma tatuagem no pé tem a tendência de ficar mais suja pela maior proximidade com o chão, por isso, é preciso redobrar os cuidados com a limpeza.

Mas existem alguns cuidados gerais que você deve ter antes e após fazer qualquer tatuagem. Vamos listar aqui os principais. Você também pode ver aqui o nosso guia rápido de cuidados pós-tattoo.

O que fazer antes de tatuar

Essas recomendações podem parecer óbvias, mas sempre é bom reforçar. No dia marcado para a tatuagem, tenha certeza de que se alimentou e se hidratou bem antes de ir ao estúdio. Não vá fazer uma tatuagem em jejum, porque isso pode provocar uma queda de tensão e fazer com que você se sinta mal no meio da sessão.

No dia e na véspera, tente não exagerar nas bebidas alcóolicas. A ingestão de álcool pode deixar o seu sangue mais fino e fazer sua pele sangrar com facilidade, o que pode prejudicar o andamento da tatuagem.

Cuidados com a tatuagem no primeiro dia

Ao terminar a sessão, o tatuador vai sempre limpar a área do desenho e cobrir com uma camada de plástico. Recomendamos que você deixe o plástico por aproximadamente 2 horas, principalmente se você não for sair do estúdio direto para casa. O plástico vai proteger a pele tatuada da sujeira e das bactérias do ambiente.

Passadas as 2 horas, você deve remover o plástico com cuidado e lavar delicadamente a tatuagem (lembre de lavar as mãos antes!). O ideal é evitar água quente e não esfregar com força. Na hora de secar, use papel (higiênico ou papel toalha) ou uma toalha limpa, e seque dando leves batidinhas na pele, nunca esfregando. Se você não estiver em casa, use lenços umedecidos para a limpeza.

Com a pele limpa, aplique uma camada bem fininha de pomada própria para tatuagem (nós recomendamos a Balm, vendida no estúdio, porque já testamos e conhecemos os resultados) e deixe a tatuagem respirar. Evite cobrir com roupa apertada nos primeiros dias.

Antes de dormir, repita o processo de limpeza e aplicação de pomada. Ao terminar, enrole a tatuagem em plástico.

Durante à noite no primeiro dia a tatuagem pode soltar um pouco de tinta e manchar seu pijama e seus lençóis, por isso aconselhamos enrolar em plástico na primeira noite. Se acordar com o plástico todo preto, não se assuste, é normal. Apenas limpe e aplique a pomada normalmente.

Matenha a aplicação da pomada (sempre limpando antes) por 15 dias, de 2 a 3 vezes por dia.

Cuidados para tatuagens durante a cicatrização

Todo o processo de cicatrização da tatuagem dura em média um mês. Durante esse período, você deve seguir com alguns cuidados até que a tatuagem esteja completamente seca, com aspecto de pele natural.

Em todo esse tempo, não aplique nenhum tipo de creme ou óleo hidratante na pele. Use apenas a pomada própria para tatuagem recomendada pelo seu tatuador. Não escolha qualquer creme cicatrizante que você aplica em machucados porque pode desencadear um processo inflamatório.

Durante a cicatrização, não exponha a tatuagem diretamente ao sol por longos períodos. O contato com o sol aumenta os riscos de inflamações e manchas na pele. Se precisar estar ao ar livre, o ideal é cobrir a tatuagem, com um lenço ou pano, por exemplo. O protetor solar só deve ser usado após a completa cicatrização.

Também é muito importante não mergulhar a tatuagem em água, seja do mar, piscina ou banheira. A água contaminada pode maximizar as chances de infecções, principalmente as causadas por bactérias, que são as mais comuns segundo dermatologistas.

Nesse período, também não recomendamos que você force demais a zona do corpo tatuada. Por exemplo, se fez uma tatuagem no braço, não deve pegar peso ou fazer exercícios para o braço nas primeiras semanas. O seu suor não é um problema, mas o esforço demasiado pode fazer com que a tinta se expanda, engrossando as linhas. Se frequenta um ginásio, não deixe sua tatuagem em contato direto com áreas sujas, como máquinas usadas, suor de outras pessoas, tapetes compartilhados, etc.

A tatuagem vai cicatrizar como uma ferida na pele. Isso quer dizer que vai formar uma casquinha, como qualquer machucado. Não coce ou arranque a casquinha, isso pode provocar irritação ou até infeccionar a região.

A tatuagem ficou falhada, e agora?

Na grande maioria dos casos, com os cuidados certos, a tatuagem vai ficar perfeitinha depois de cicatrizada. Mas pode acontecer de algumas linhas ou cores do desenho ficarem com pequenas falhas. Isso porque cada organismo reage diferente ao processo da tatuagem e, às vezes, o corpo pode expelir um pouco de tinta.

Aqui no estúdio nós sempre pedimos uma foto da tatuagem ao completar 1 mês. Assim conseguimos avaliar como foi o processo de cicatrização e se ele provocou alguma falha na tinta. Caso tenha alguma falha natural, oferecemos o primeiro retoque sem qualquer custo.

Se você precisar fazer um retoque na tinta, deve tomar todos os cuidados detalhados acima como se fosse um tatuagem completamente nova. Só depois de finalizado o processo de cicatrização do retoque é que pode passar para os próximos cuidados.

Cuidados para tatuagens cicatrizadas

Agora que sua tatuagem está totalmente cicatrizada, você deve ter outros cuidados para que ela continue bonita por muitos e muitos anos. A partir daqui, só depende mesmo de você.

Mantenha a sua pele hidratada, principalmete a região tatuada. Com a tatuagem cicatrizada, você já pode usar e abusar dos cremes e óleos hidratantes.

Quando for se expor ao sol, nunca esqueça o protetor solar. Ele protege a cor do seu desenho e também ajuda a deixas as linhas certinhas por mais tempo.

 

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar de uma tatuagem, já está pensando em marcar a sua? É só enviar uma mensagem!

Voucher de tattoo: que tal presentear com tatuagem?

Tatuagem

Vocês pediram e nós tornamos ainda mais fácil oferecer uma tatuagem a uma pessoa especial. Este mês, lançamos o voucher de tattoo digital. Você faz o pedido online, recebe diretamente em seu e-mail na hora e já pode enviar para quem quer presentear.

Já tinha pensado em um presente que vai ficar para sempre na pele? Saiba aqui como funciona a nossa versão de vale-presente.

Mas o que é um voucher de tattoo?

O voucher é um crédito que pode ser usado em uma tatuagem à escolha do presenteado, com o tatuador que mais se identificar. Isso quer dizer que ele ou ela vai poder escolher todos os detalhes da tatuagem, incluindo o artista e a data em que prefere fazer.

Você pode comprar o nosso voucher no valor que desejar, mas lembramos que temos um preço mínimo para tatuagens. Depois, caso a pessoa decida por uma tatuagem mais complexa (e mais cara) que o valor do voucher, ela mesma pode completar o pagamento no dia marcado para a tatuagem.

O voucher tem validade de 4 meses após a data da compra e não tem restrição de uso. A única condição é que seja feita marcação prévia através do nosso site, das nossas redes sociais ou por e-mail.

Tattoo voucher

Gostei, quero comprar um voucher!

Para comprar um voucher de tattoo, você deve enviar uma mensagem para a gente (pelos mesmos meios descritos acima) e passar as seguintes informações: o nome de quem vai dar o presente, o nome de quem vai receber, o valor pretendido e um e-mail para receber o voucher.

O envio do voucher é feito logo após a confirmação do pagamento. Por isso, pedimos que enviem o comprovativo o mais breve possível. Após o recebimento, a pessoa já pode fazer a marcacação para transformar seu vale-presente em tatuagem.

 

Agora qualquer data comemorativa vai ser desculpa para uma tatuagem nova, não é mesmo?

O “novo normal” da tatuagem

Novo normal da tatuagem

Depois de meses de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, voltamos às ruas. As lojas estão de portas abertas e finalmente os estúdios de estética e tatuagem receberam autorização para funcionar. Mas não como antes, todos precisamos nos adequar. Conheça aqui o “novo normal” da tatuagem em Portugal.

Orientações para uma tatuagem segura

No final de maio, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um parecer técnico com orientações para a reabertura dos estúdios de tatuagem. Assim, alguns processos precisaram ser revistos.

Algumas medidas adicionais de prevenção foram pensadas especificamente para o trabalho da tatuagem. Destacamos aqui as principais recomendações da DGS para os estúdios:

  1. Deve ser garantido o agendamento prévio das sessões, e a sua gestão por forma a evitar ter clientes em sala de espera;
  2. Aquando da entrada no estabelecimento, os clientes devem proceder à higienização das mãos;
  3. O uso de máscara dentro do estabelecimento deve ser obrigatório;
  4. Garantir o distanciamento físico recomendado de pelo menos 2 metros entre ;
  5. Desaconselhar a presença de acompanhante nas instalações;
  6. Preparar antecipadamente todo o material e equipamento que possa vir a ser utilizado para evitar a circulação de pessoas e a abertura de gavetas;
  7. Promover a renovação do ar da sala no final de cada sessão, preferencialmente pela abertura das janelas;
  8. Lavar e desinfetar a cadeira do cliente e o espaço no balcão, entre os procedimentos;
  9. O tatuador deve usar máscara cirúrgica, um par de luvas, e uma bata ou avental descartável;
  10. Luvas, agulhas, lâminas e outros dispositivos destinados a raspar os pelos devem ser de utilização única; os itens descartáveis, como algodões, papel, devem ir para o lixo no final de cada tatuagem.

O que muda no nosso atendimento

Por entendermos os riscos e a responsabilidade por trás do nosso trabalho, aqui no Zero21 Porto nós já adotávamos um protocolo de assepsia bem rigoroso. Agora o “novo normal” traz também o risco de contaminação pelo coronavírus, por isso reforçamos a limpeza e alteramos alguns dos nossos processos internos.

Fizemos uma grande modificação no nosso espaço físico, retirando a sala de espera e incluindo um barreira de acrílico no balcão da recepção. Para nós, que sempre tentamos criar um espaço confortável e aconchegante, retirar nossa sala de espera e pedir que os acompanhantes esperem do lado de fora do estúdio tem sido a parte mais difícil, porém necessária.

Também aumentamos o distanciamento entre as estações de trabalho de cada um dos nossos artistas para garantir a segurança de todos. Os tatuadores usam luvas, máscaras cirúrgicas e aventais descartáveis. E todos os materiais usados na tatuagem são devidamente isolados para evitar qualquer chance de contaminação cruzada.

Além disso, continuamos com o nosso padrão de materiais de tatuagem descartáveis de uso único, com as embalagens abertas na presença do cliente. Reforçamos a limpeza das bancadas e áreas comuns a cada vez que uma tatuagem é finalizada.

Tatuagem Zero21 Porto

Sempre trabalhamos exclusivamente por marcações prévias, mas agora organizamos nossa agenda de forma que cada pessoa chegue ao estúdio em uma hora diferente, evitando que os clientes se cruzem na recepção.

Nossa ficha de consentimento, que antes era preenchida em papel na recepção, agora é enviada por e-mail previamente. Solicitamos que os clientes a preencham antes de chegar ao estúdio, otimizando assim o tempo que passam conosco.

Orçamentos, informações e marcações estão sendo feitos apenas por meios digitais, pelo formulário de contato do site, redes sociais ou e-mail. Assim minimizamos os deslocamentos ao estúdio apenas para o dia marcado para a tatuagem.

O nosso “novo normal”

A vida não é mais a mesma do que três meses atrás, por isso precisamos nos adaptar. Nosso atendimento está mais exclusivo que nunca.

Estamos presentes nas redes sociais para um contato direto e rápido com os clientes. Assim tiramos todas as dúvidas e passamos diversas orientações antes mesmo deles nos conhecerem pessoalmente.

No dia marcado para a tatuagem, pedimos aos clientes que venham usando sua própria máscara e não tragam acompanhantes. Ao chegar, oferecemos um protetor de calçado, higienizamos suas mãos e guardamos seus pertences. Os pertences pessoais não são levamos para a área de tatuagem para evitar a contaminação do espaço.

Nós mudamos para que você se sinta ainda mais tranquilo quando dizemos: sim, é seguro tatuar. Vamos?

Para marcações, envia uma mensagem por aqui.

 

 

Por: Katryn Dias

Zero21 Tattoo: do Rio de Janeiro para o Porto

Tattoo Studio no Porto

Talvez você já tenha percebido em alguma pesquisa pela internet que existem 2 lojas de tatuagem com o nome de Zero21. Não, não é um engano. São 2 lojas: uma no Rio de Janeiro, Brasil, e outra no Porto, em Portugal.

E a marca é Zero21 exatamente porque esse é o código de telefone (021) do Rio de Janeiro, que acabou virando um apelido para a cidade. Mas o que isso tem a ver com o Porto? Calma, vamos te contar essa história aqui.

Como um estúdio de tatuagem do Rio de Janeiro chegou ao Porto?

Tudo começou com um sonho, que virou plano e projeto em meados de 2017. Nessa época, o Zero21 Tattoo Studio já estava consolidado como um dos mais renomados estúdios de tatuagem do Rio de Janeiro, uma das cidades mais importantes na cena artística do Brasil.

Com cara de casa e perto da praia da Barra da Tijuca, o estúdio é localizado dentro de um shopping center a céu aberto, um espaço bem agradável. Por isso, sempre atraiu os mais diversos públicos. Lá é possível fazer desde uma mini tattoo discreta até um projeto grande, como um fechamento de braço.

Para que isso seja possível, o estúdio carioca conta uma equipe completa de artistas especialistas em diferentes estilos. Um desses tatuadores era o Thiago Pinhas, que entrou para a equipe no início de 2017. Foi o Thiago que começou a sonhar mais alto, fazendo planos de se mudar para Portugal. E assim o Zero21 decidiu sonhar e planejar junto, expandindo para além das fronteiras brasileiras.

Thiago Pinhas no Zero21 Tattoo
O artista Thiago Pinhas no Zero21 Tattoo, o estúdio do Rio de Janeiro

Finalmente o Zero21 Tattoo Porto

Em pouco tempo o sonho começou a virar realidade. O Thiago chegou em Portugal em meados de 2018 e começou os preparativos para montar o novo estúdio. O Zero21 Tattoo Porto abriu as portas em 20 de novembro de 2018, em um pequeno espaço no subsolo de uma barbearia.

O projeto começou bem pequeno, com o Thiago tatuando e a sua esposa Katryn responsável pelo atendimento e toda a parte mais burocrática. Como todos os inícios, não foi tudo fácil e simples, mas com persistência e apoio da equipe carioca, tudo começou a dar certo.

No ano seguinte veio uma grande mudança: finalmente o Zero21 Porto se transformou em um estúdio com um espaço amplo e independente, localizado em Cedofeita, próximo à baixa do Porto.

Com mais espaço, a equipe começou a crescer e chegaram novos artistas. Em 2019, passaram pelo estúdio os artistas brasileiros Maria Belier, Bruxa Tattoo, Magrão e Tathy Venturelli e a bielorussa Flodi Ink. Em 2020, recebemos o brasileiro Marco Medeiros, o italiano Grazierichi e a russa Sasha Vorobiova.

Mais artistas, mais reconhecimento

O estúdio cresceu e, com isso, o time fixo também aumentou. Atualmente, a equipe conta com cinco artistas. Thiago Pinhas é o nosso especialista em fineline, florais delicados, blackwork e aquarela. Pati Costa tem um estilo todo próprio, com desenhos exclusivos e muito fofinhos. Márcio Valle é o cara dos grandes projetos e das tattoos com toques realistas. Zé Mauro faz tatuagens em pontilhismos e estilo sketch. Katryn Kischlat foca em escritas em caligrafia delicada.

Com mais artistas em diferentes estilos, aos poucos o estúdio foi ganhando reconhecimento no Porto e virando referência para tatuagens de linha fina. Em abril de 2019, o estúdio esteve presente na maior convenção de tatuagem de Portugal, Oporto Tattoo.

 

E aí, gostou de conhecer um pouquinho mais da nossa história?