Guia completo de cuidados para tatuagens

Com certeza antes de fazer uma tatuagem você pesquisa trabalhos anteriores do estúdio ou artista em que decidiu confiar. Mas será que sabe que o resultado final da sua tatuagem também depende de você? É verdade, o tatuador faz a primeira parte do trabalho, mas depois você precisa seguir todos os cuidados para tatuagens durante o processo de cicatrização.

Por isso, é essencial que prestar atenção às recomendações feitas pelo seu tatuador ou tatuadora ao final da sessão. Os cuidados podem variar ligeiramente dependendo do tamanho da tatuagem, da parte do corpo escolhida ou da técnica utilizada por cada artista. Por exemplo, uma tatuagem no pé tem a tendência de ficar mais suja pela maior proximidade com o chão, por isso, é preciso redobrar os cuidados com a limpeza.

Mas existem alguns cuidados gerais que você deve ter antes e após fazer qualquer tatuagem. Vamos listar aqui os principais. E também pode ver aqui o nosso guia rápido de cuidados pós-tattoo, que enviamos a todos os nossos clientes.

O que fazer antes de tatuar

Essas recomendações podem parecer óbvias, mas sempre é bom reforçar. No dia marcado para a tatuagem, tenha certeza de que se alimentou bem e bebeu bastante água antes de ir ao estúdio. Não vá fazer uma tatuagem em jejum, porque isso pode provocar uma queda de tensão e fazer com que você se sinta mal no meio da sessão.

No dia e na véspera, tente não exagerar nas bebidas alcóolicas. A ingestão de álcool pode deixar o seu sangue mais fino e fazer sua pele sangrar com facilidade, o que pode prejudicar o andamento da tatuagem.

Cerca de uma semana antes da sessão, é bom começar a hidratar a área que será tatuada. Pode usar um hidratante corporal comum, aplicando uma boa camada pelo menos 1 vez ao dia.

Cuidados com a tatuagem no primeiro dia

Ao terminar a sessão, o tatuador vai sempre limpar a área do desenho e cobrir  com um curativo adesivo (ou uma camada de plástico, caso tenha pele sensível). O curativo vai proteger a pele tatuada da sujeira e das bactérias do ambiente, auxiliando o processo de cura.

Cuidados de cicatrização com curativo adesivo

O curativo adesivo (chamado popularmente de second skin) foi especificamente criado para tatuagens. Por isso, pode mantê-lo entre 3 a 5 dias, de acordo com as recomendações específicas do seu tatuador. É confortável para a pele e não causa sensação de abafamento da tatuagem, como o plástico.

Durante o uso do adesivo, pode acontecer de ficar todo borratado por dentro. Mas não se preocupe, a tatuagem não está saindo! Quando for a hora de retirar, vai ver que o desenho está intacto por baixo.

Para retirar, recomendamos que o faça usando água morna, puxando no sentido da pele. Nunca tente retirar com a pele seca, pode causar irritação e falhas da tinta. Em seguida, lave a tatuagem delicadamente com gel de banho.

Para secar, use papel (higiênico, papel toalha ou lencinhos) ou uma toalha limpa, e dê leves batidinhas, sem esfregar com força.

Com a pele limpa e seca, é hora de começar os cuidados com a pomada própria para tatuagem (nós recomendamos Bephantene Tattoo, Cicaplast ou Balm Tattoo). Aplique uma camada bem fininha de pomada, espalhando delicadamente por toda a zona tatuada. Não é necessário cobrir.

Mantenha a aplicação da pomada, por 15 dias, de 2 a 3 vezes ao dia, sempre limpando e lavando as mãos antes. Evite cobrir com roupa apertada ou sapatos.

Cuidados de cicatrização com plástico

Se tiver alguma alergia ou pele sensível, provavelmente vamos precisar usar uma película aderente, em vez do curativo adesivo. Ao finalizar o procedimento da tatuagem, o tatuador vai cobrir a zona com plástico.

Deixe o plástico por, no máximo 2 horas, principalmente se não for sair do estúdio direto para casa. Em seguida, deve remover o plástico com cuidado e lavar delicadamente a tatuagem (lembre de lavar as mãos antes!). Se não estiver em casa, use toalhitas para limpeza sem álcool.

Com a pele limpa, aplique uma fina camada de pomada própria para tatuagem e deixe a tatuagem respirar. Mantenha a aplicação da pomada, sempre limpando antes, por 15 dias, de 2 a 3 vezes por dia.

Antes de dormir no primeiro dia, recomendamos aplicar a pomada e cobrir a tatuagem com película aderente, para evitar que o excesso de tinta manche os seus pijamas e roupas de cama. Pode também optar por usar roupas escuras.

Cuidados para tatuagens durante a cicatrização

O processo completo de cicatrização de uma tatuagem dura em média 1 mês. Durante esse período, deve seguir com alguns cuidados até que a tatuagem esteja completamente seca, com aspecto de pele natural.

Em todo esse tempo, não aplique nenhum outro tipo de creme, pomada ou óleo na pele. Use apenas a pomada própria para tatuagem recomendada pelo seu tatuador. Não escolha qualquer creme cicatrizante para machucados ou cortes porque pode desencadear um processo inflamatório, é necessário que seja algo específico para tatuagens.

Durante a cicatrização, não exponha a tatuagem diretamente ao sol por longos períodos. O contato com o sol aumenta os riscos de inflamações e manchas na pele. Se precisar estar ao ar livre, o ideal é cobrir a tatuagem, com um lenço ou pano, por exemplo. O protetor solar só deve ser usado após a completa cicatrização.

Também é muito importante não mergulhar a tatuagem em água, seja do mar, piscina ou banheira. A água contaminada pode maximizar as chances de infecções, principalmente as causadas por bactérias, que são as mais comuns segundo dermatologistas.

Nesse período, também não recomendamos forçar demais a zona do corpo tatuada. Por exemplo, se fez uma tatuagem no braço, não deve pegar peso ou fazer exercícios para o braço nas primeiras semanas. O suor não é um grande problema, mas o esforço demasiado pode fazer com que a tinta se espalhe, engrossando as linhas. Se frequenta um ginásio, não deixe sua tatuagem em contato direto com áreas sujas, como máquinas usadas, suor de outras pessoas, tapetes compartilhados, etc.

A tatuagem vai cicatrizar como uma ferida na pele. Isso quer dizer que vai formar uma casquinha, como qualquer machucado. Não coce ou arranque a casquinha, isso pode provocar irritação, infeccionar a região ou até retirar a tinta.

A tatuagem ficou falhada, e agora?

Na grande maioria dos casos, com os cuidados certos, a tatuagem vai ficar perfeitinha depois de cicatrizada. Mas pode acontecer de algumas linhas ou cores do desenho ficarem com pequenas falhas. Isso porque cada organismo reage diferente ao processo da tatuagem e, às vezes, o corpo pode expelir um pouco de tinta.

Aqui no estúdio nós sempre pedimos uma foto da tatuagem ao completar 1 mês. Assim conseguimos avaliar como foi o processo de cicatrização e se  provocou alguma falha na tinta. Caso tenha alguma falha natural, oferecemos o primeiro retoque sem qualquer custo (no mês seguinte à tatuagem feita).

Se precisar fazer um retoque na tinta, deve tomar todos os cuidados detalhados acima como se fosse um tatuagem completamente nova. Só depois de finalizado o processo de cicatrização do retoque é que pode passar para os próximos cuidados.

Cuidados para tatuagens cicatrizadas

Agora que a sua tatuagem está totalmente cicatrizada, deve ter outros cuidados para que continue bonita por muitos e muitos anos. A partir daqui, só depende mesmo de você.

Mantenha a sua pele hidratada, principalmente a região tatuada. Com a tatuagem cicatrizada, já pode usar e abusar dos cremes e óleos hidratantes. E também não se esqueça de beber água regularmente!

Quando for se expor ao sol, nunca esqueça o protetor solar. Ele protege a cor do desenho e também ajuda a deixar as linhas certinhas por mais tempo.

 

Agora que já sabe tudo sobre como cuidar de uma tatuagem, já está pensando em marcar a sua? É só enviar uma mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Oi, vamos conversar?