Guia completo de cuidados para tatuagens

Com certeza antes de fazer uma tatuagem você pesquisa trabalhos anteriores do estúdio ou artista em que decidiu confiar. Mas será que você sabe que o resultado final da sua tatuagem também depende de você? É verdade, o tatuador faz a primeira parte do trabalho, mas depois você precisa seguir todos os cuidados para tatuagens durante o processo de cicatrização.

Por isso, é essencial que você preste atenção às recomendações feitas pelo seu tatuador ao final da sessão. Os cuidados podem variar ligeiramente dependendo do tamanho da tatuagem ou da parte do corpo escolhida. Por exemplo, uma tatuagem no pé tem a tendência de ficar mais suja pela maior proximidade com o chão, por isso, é preciso redobrar os cuidados com a limpeza.

Mas existem alguns cuidados gerais que você deve ter antes e após fazer qualquer tatuagem. Vamos listar aqui os principais. Você também pode ver aqui o nosso guia rápido de cuidados pós-tattoo.

O que fazer antes de tatuar

Essas recomendações podem parecer óbvias, mas sempre é bom reforçar. No dia marcado para a tatuagem, tenha certeza de que se alimentou e se hidratou bem antes de ir ao estúdio. Não vá fazer uma tatuagem em jejum, porque isso pode provocar uma queda de tensão e fazer com que você se sinta mal no meio da sessão.

No dia e na véspera, tente não exagerar nas bebidas alcóolicas. A ingestão de álcool pode deixar o seu sangue mais fino e fazer sua pele sangrar com facilidade, o que pode prejudicar o andamento da tatuagem.

Cuidados com a tatuagem no primeiro dia

Ao terminar a sessão, o tatuador vai sempre limpar a área do desenho e cobrir com uma camada de plástico. Recomendamos que você deixe o plástico por aproximadamente 2 horas, principalmente se você não for sair do estúdio direto para casa. O plástico vai proteger a pele tatuada da sujeira e das bactérias do ambiente.

Passadas as 2 horas, você deve remover o plástico com cuidado e lavar delicadamente a tatuagem (lembre de lavar as mãos antes!). O ideal é evitar água quente e não esfregar com força. Na hora de secar, use papel (higiênico ou papel toalha) ou uma toalha limpa, e seque dando leves batidinhas na pele, nunca esfregando. Se você não estiver em casa, use lenços umedecidos para a limpeza.

Com a pele limpa, aplique uma camada bem fininha de pomada própria para tatuagem (nós recomendamos a Balm, vendida no estúdio, porque já testamos e conhecemos os resultados) e deixe a tatuagem respirar. Evite cobrir com roupa apertada nos primeiros dias.

Antes de dormir, repita o processo de limpeza e aplicação de pomada. Ao terminar, enrole a tatuagem em plástico.

Durante à noite no primeiro dia a tatuagem pode soltar um pouco de tinta e manchar seu pijama e seus lençóis, por isso aconselhamos enrolar em plástico na primeira noite. Se acordar com o plástico todo preto, não se assuste, é normal. Apenas limpe e aplique a pomada normalmente.

Matenha a aplicação da pomada (sempre limpando antes) por 15 dias, de 2 a 3 vezes por dia.

Cuidados para tatuagens durante a cicatrização

Todo o processo de cicatrização da tatuagem dura em média um mês. Durante esse período, você deve seguir com alguns cuidados até que a tatuagem esteja completamente seca, com aspecto de pele natural.

Em todo esse tempo, não aplique nenhum tipo de creme ou óleo hidratante na pele. Use apenas a pomada própria para tatuagem recomendada pelo seu tatuador. Não escolha qualquer creme cicatrizante que você aplica em machucados porque pode desencadear um processo inflamatório.

Durante a cicatrização, não exponha a tatuagem diretamente ao sol por longos períodos. O contato com o sol aumenta os riscos de inflamações e manchas na pele. Se precisar estar ao ar livre, o ideal é cobrir a tatuagem, com um lenço ou pano, por exemplo. O protetor solar só deve ser usado após a completa cicatrização.

Também é muito importante não mergulhar a tatuagem em água, seja do mar, piscina ou banheira. A água contaminada pode maximizar as chances de infecções, principalmente as causadas por bactérias, que são as mais comuns segundo dermatologistas.

Nesse período, também não recomendamos que você force demais a zona do corpo tatuada. Por exemplo, se fez uma tatuagem no braço, não deve pegar peso ou fazer exercícios para o braço nas primeiras semanas. O seu suor não é um problema, mas o esforço demasiado pode fazer com que a tinta se expanda, engrossando as linhas. Se frequenta um ginásio, não deixe sua tatuagem em contato direto com áreas sujas, como máquinas usadas, suor de outras pessoas, tapetes compartilhados, etc.

A tatuagem vai cicatrizar como uma ferida na pele. Isso quer dizer que vai formar uma casquinha, como qualquer machucado. Não coce ou arranque a casquinha, isso pode provocar irritação ou até infeccionar a região.

A tatuagem ficou falhada, e agora?

Na grande maioria dos casos, com os cuidados certos, a tatuagem vai ficar perfeitinha depois de cicatrizada. Mas pode acontecer de algumas linhas ou cores do desenho ficarem com pequenas falhas. Isso porque cada organismo reage diferente ao processo da tatuagem e, às vezes, o corpo pode expelir um pouco de tinta.

Aqui no estúdio nós sempre pedimos uma foto da tatuagem ao completar 1 mês. Assim conseguimos avaliar como foi o processo de cicatrização e se ele provocou alguma falha na tinta. Caso tenha alguma falha natural, oferecemos o primeiro retoque sem qualquer custo.

Se você precisar fazer um retoque na tinta, deve tomar todos os cuidados detalhados acima como se fosse um tatuagem completamente nova. Só depois de finalizado o processo de cicatrização do retoque é que pode passar para os próximos cuidados.

Cuidados para tatuagens cicatrizadas

Agora que sua tatuagem está totalmente cicatrizada, você deve ter outros cuidados para que ela continue bonita por muitos e muitos anos. A partir daqui, só depende mesmo de você.

Mantenha a sua pele hidratada, principalmete a região tatuada. Com a tatuagem cicatrizada, você já pode usar e abusar dos cremes e óleos hidratantes.

Quando for se expor ao sol, nunca esqueça o protetor solar. Ele protege a cor do seu desenho e também ajuda a deixas as linhas certinhas por mais tempo.

 

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar de uma tatuagem, já está pensando em marcar a sua? É só enviar uma mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *